5 dicas infalíveis para uma reunião em inglês perfeita!

Fazer uma reunião em inglês é um enorme desafio para muitas pessoas. Mesmo quem domina o idioma, às vezes tem essa dificuldade. Não se trata apenas de compreender o que o outro fala, mas também fazer-se entender de forma clara e objetiva.

Há quem fique tranquilo e já esteja mais acostumado, ainda assim não dá para negar que é natural sentir um certo nervosismo nessas ocasiões. Por isso, resolvemos apontar dicas práticas que costumam ajudar a ter sucesso nesse momento.

Quer conferir quais são elas? Leia cada tópico abaixo e inclua na sua preparação para a próxima oportunidade!

1. Planeje-se com antecedência

Chegar preparado em uma reunião é fundamental, seja ela em inglês, em português ou em qualquer outra língua. Isso demonstra respeito com os seus colegas e comprometimento com o assunto que será tratado.

Aliás, normalmente é fácil perceber quando essa preparação prévia não acontece — e não é legal passar essa imagem para os outros, não é verdade? Portanto, comece a se planejar quando souber do evento ou assim que tiver um tempo livre para dedicar a isso.

A dica é evitar que isso aconteça dez minutos antes do horário marcado, já que a antecedência é um fator que pode contribuir para a sua segurança e desempenho. Sabendo que o encontro vai demandar a sua fluência no idioma, estude sobre a pauta, pense nas suas opiniões e reconheça as suas dificuldades para tentar agir a tempo.

2. Estude o vocabulário

Deparar-se com alguns termos desconhecidos é algo capaz de atrapalhar a sua desenvoltura, sobretudo se a ocasião for um pouco mais formal e não permitir que você se livre facilmente dos mal-entendidos.

Diante disso, a sua tarefa de casa é estudar o máximo de vocabulário que puder. Por exemplo, procure as expressões em inglês mais usadas em ambientes corporativos (o famoso business English) ou que se encaixam melhor no motivo da sua reunião. Em especial, reveja quais são os vocábulos necessários para dizer o que você tem em mente.

É claro que não dá para ficar 100% prevenido, pois é praticamente impossível prever o que os outros vão falar ou que tipo de palavras serão utilizadas. Contudo, todo esforço é válido para aprender mais e sentir-se mais confiante.

 

teste-de-ingles-up-languagePowered by Rock Convert

3. Treine em casa

Pode ser que você esteja parado já há algum tempo na prática da língua inglesa ou mesmo que ainda esteja aprendendo e não se sinta tão preparado. Em ambas as condições, o segredo é começar a treinar em casa para estimular a fluência.

Na verdade, é possível fazer isso em qualquer lugar e não somente dentro de casa. Vale marcar um encontro com amigos para falar em inglês ou até engrenar um maratona de séries (ou filmes) para acostumar o ouvido.

Talvez você prefira marcar umas aulas em imersões focadas em apresentações ou decida fazer simulações com alguém próximo ( competente) para ensaiar. A sua forma de treino é o fator menos importante, desde que você se comprometa com isso para ter um resultado melhor.

4. Exercite a sua concentração

Acredite: pessoas com ótimo nível de conhecimento do inglês passam alguns perrengues na hora de fazer apresentações ou reuniões. Isso sugere que outros aspectos podem influenciar na sua performance, além do domínio do idioma.

O lado emocional é um exemplo disso. Infelizmente, não saber lidar com os sentimentos de medo, angústia, ansiedade e nervosismo pode afetar gravemente o seu comportamento.

Sabendo disso, procure manter a calma e faça tudo o que puder para diminuir a tensão. Medite, pratique exercícios físicos, tenha uma boa noite de sono, faça uma oração — enfim, encontre o seu jeito de relaxar e ativar a sua concentração.

Mantenha o foco na reunião e, quando chegar o dia, preste atenção em todos os detalhes. Perceba a fala dos participantes, pense sobre o que está sendo discutido e exponha as suas ideias com tranquilidade. Esteja realmente presente e procure evitar distrações.

5. Procure ajuda especializada

Se esse ainda parece um grande desafio, não hesite em procurar ajuda para ficar mais seguro. Uma consultoria de idiomas personalizada pode ser uma ótima solução para facilitar esse processo até que você se sinta melhor com a situação.

Você já pensou nisso? Inscrever-se em um curso para fazer algumas aulas ou até mesmo uma imersão são oportunidades de desenvolver essa competência e melhorar a sua capacitação. Sabendo da importância que o inglês tem para o sucesso profissional, não deixe essa chance passar!

O que você achou das nossas dicas de como se dar bem em uma reunião em inglês? Se você está sentindo que precisa de ajuda para passar por isso, entre já em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber nossas atualizações por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.