5 formas de aumentar o engajamento de colaboradores que você deve saber

Investir no engajamento dos colaboradores não é uma tarefa simples. O termo refere-se ao comprometimento que um funcionário tem com a empresa. Em outras palavras trata-se do bom e velho “vestir a camisa”.

Por estar diretamente ligado à produtividade motivação dos funcionários e aos resultados da empresa, este é um tema que merece especial atenção. Para fazer com que seus colaboradores deem o máximo possível durante o horário de trabalho, é preciso que eles recebam algo além de um salário justo em troca de tamanha dedicação.

Como fazer isso de maneira eficiente para que a organização colha os melhores resultados possíveis? Continue com a gente e confira 5 dicas!

1. Aprimore o clima organizacional

Esse termo diz respeito ao bem estar dos seus funcionários e é determinante para a criação de relacionamentos saudáveis entre eles. Seus colaboradores se sentem respeitados e ouvidos? Eles interagem entre si tranquilamente ou os conflitos são constantes?

Para garantir um bom clima organizacional, é importante que a missão, a visão e os valores da empresa estejam bem definidos e sejam bem comunicados, uma vez que aumenta as chances de alinhamento entre colaborador e empresa.

2. Adote um bom estilo de comunicação

Uma comunicação clara e transparente também ajuda no engajamento dos seus colaboradores. Isso evita a criação de boatos e o surgimento das temidas “panelinhas”.

Quando todos sabem o que se passa na empresa, fica mais fácil remar na mesma direção — tanto nos momentos de prosperidade quanto naqueles mais difíceis ao negócio. Essa prática ainda ajuda na organização dos processos, uma vez que todos conhecem seu papel e dos demais colaboradores.

3. Estabeleça metas

As metas também são uma forma de manter a transparência na empresa e nos processos adotados. Esse tipo de definição ajuda a explicar por que um funcionário foi promovido e o seu colega não foi, por exemplo.

Além disso, torna os colaboradores mais motivados. Trabalhar em prol de uma meta é pessoalmente mais prazeroso e, de quebra, ainda cria uma competitividade saudável entre seus funcionários.

4. Invista em uma cultura focada em pessoas

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante oferecer diferentes benefícios que garantam a retenção de talentos na sua empresa. E não se engane: criar uma cultura focada em pessoas vai além de oferecer todos os benefícios a que um colaborador tem direito por lei.

É preciso pensar em formas de garantir um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de seus colaboradores. Permitir horários flexíveis, oferecer auxílio creche e incentivar a capacitação profissional são algumas formas de fazer isso.

[rock-convert-cta id=”16378″]

5. Ofereça capacitação e treinamento

Como falamos, a capacitação de funcionários é uma ótima maneira de reter talentos e diminuir o turnover da empresa. Isso acontece especialmente porque essa prática ainda não é adotada pela maioria dos negócios.

Treinar seus funcionários é uma forma de demonstrar apreço pelo desenvolvimento deles como profissionais e, ainda, pode ser algo oferecido juntamente com um plano de carreira. Certamente, isso os deixa mais motivados e facilita o engajamento dos colaboradores em prol do negócio da empresa.

É preciso reforçar que essa prática traz uma dupla vantagem à organização. Você investe em um colaborador que, além de trabalhar mais motivado, também vai estar mais capacitado para realizar sua tarefa. Cursos específicos na área de atuação do colaborador, assim como consultorias em inglês são as capacitações mais comuns e que costumam trazer mais resultados.

O engajamento de colaboradores pode ser determinante para o sucesso de uma empresa. Afinal, não importa a função que eles exerçam, eles são as vozes e os rostos de um negócio. É preciso encantá-los e garantir que eles trabalhem motivados para, então, colher os melhores resultados.

Gostou deste texto? A gente espera que sim. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, é só deixar seu comentário abaixo. Estamos aqui para ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber nossas atualizações por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.