capacitação-de-colaboradores

Como a cultura de capacitação de colaboradores ajuda na retenção de talentos

A alta rotatividade nas empresas só atrapalha a produtividade já que, o fato de sempre haver alguém em fase de treinamento, impede, muitas vezes, o progresso e coesão das equipes. Uma forma de amenizar essa situação é a partir da capacitação de colaboradores.

Por outro lado, oferecer capacitação, como treinamento de idiomas, é uma forma de reter talentos e manter as pessoas mais motivadas e engajadas a atuar na empresa. Pode ser que aquele colaborador tenha qualidades que você dificilmente encontraria em outro ou que preencha exatamente o perfil requisitado para a vaga. Nesse caso, vale a pena investir em conhecimento para complementar suas habilidades.

Se você deseja entender melhor como a cultura de capacitação de colaboradores ajuda a reter talentos, continue lendo!

Reputação da empresa no mercado

Como anda a imagem da sua empresa no mercado? A reputação da empresa é importante para atrair e reter pessoas qualificadas. Os melhores talentos do mundo corporativo querem trabalhar nas melhores empresas. Uma boa forma de atrair esses profissionais é se tornar uma delas, começando por construir uma imagem de empresa que valoriza e investe em seus profissionais.

Perspectiva profissional para o colaborador

Profissionais que visam crescimento intelectual se sentirão convidados a permanecer em sua empresa se você oferecer a eles essa oportunidade. Pessoas que desejam se desenvolver profissional e intelectualmente procuram por locais onde há essa possibilidade. Uma empresa que valoriza a cultura de aprendizagem é o lugar ideal para elas.

Ambiente de aprendizagem

Quem não gosta de trabalhar em um ambiente saudável? Lembre-se de que cabe a você, como gestor, parte da responsabilidade de proporcionar esse ambiente. O colaborador precisa se sentir bem na empresa, e essa questão se torna muito mais efetiva quando ele é valorizado e reconhecido. O fato de oferecer treinamentos mostra um apreço e uma preocupação com aqueles que se dedicam à sua empresa. Assim, além de mais capacitadas, essas pessoas se tornarão mais satisfeitas, motivadas e produtivas.

parceria_treinamento_ingles_in_company_up_languagePowered by Rock Convert

Desenvolvimento de competências

Oferecer treinamentos permite que você capacite seus colaboradores de acordo com as necessidades da empresa. Essa questão pode variar de acordo com as necessidades do negócio.

Se os profissionais da sua empresa precisam manter contato frequente com clientes e parceiros estrangeiros, por exemplo, oferecer um programa de treinamento em idiomas demonstra preocupação com a qualificação desses colaboradores e apoio para que esses profissionais desempenhem suas funções com alto nível de performance.

Assim, a capacitação de colaboradores tem papel fundamental na retenção de talentos e no aumento da produtividade em sua empresa. Trata-se de uma forma de evitar a perda de profissionais com grande potencial puramente por um ambiente que não proporciona a sua motivação e evolução.

Se você gostou do post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber nossas atualizações por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.