gestão-de-horário-flexível

Saiba como gerenciar de maneira eficiente o horário flexível da empresa

As relações de trabalho sofreram grandes transformações nos últimos anos. E não estamos falando estritamente em Reforma Trabalhista! O mercado, por si mesmo, muda à medida que a sociedade evolui e passa a ter outras necessidades e prioridades. Foi-se a época em que trabalhar era sinônimo de permanecer em um escritório por todo o horário comercial. Estamos entrando na era do home office e do horário flexível!

Entretanto, assim como toda grande mudança, tal questão também traz às empresas uma necessidade de adaptação. Com elas, surgem novas perspectivas, mas também novos desafios que precisam ser gerenciados para que não se tornem um problema. A boa notícia é que, após superadas essas questões iniciais, colaboradores e empresas só têm a ganhar com o novo modelo.

Se você deseja entender melhor como gerenciar esses desafios, continue lendo. Preparamos abaixo algumas dicas que podem ajudar.

Crie um ambiente de responsabilidade e comprometimento

Proporcionar horários flexíveis não é sinônimo de ausência de regras. O fato de permitir que um colaborador trabalhe a partir de casa ou entre mais cedo para sair mais cedo, por exemplo, não significa que você perderá o controle sobre suas tarefas.

Entretanto, acompanhar o passo a passo de cada um a distância ou em horários diferentes pode ser mais difícil. Nesse caso, o caminho é a conscientização. Criar um senso de responsabilidade ajuda as pessoas a cumprirem seus deveres, ainda que o controle seja menor. Isso pode ser conseguido a partir de treinamentos e palestras.

Aposte em canais diretos de comunicação

A comunicação interna na empresa precisa ser estimulada, e isso deve fluir bem tanto entre você e seus colaboradores quanto entre as equipes. É importante que você estimule tal prática. Quando todos entendem o ambiente corporativo como um local de trabalho em equipe, esse processo flui de maneira mais natural.

Ofereça bônus por resultados

Algumas pessoas têm maior dificuldade para se organizar e cumprir metas quando não são supervisionadas de perto. Nesse caso, pense em ações que estimulem essas pessoas a produzir.

Uma saída é fomentar uma cultura de gestão por resultados. Você pode trabalhar com bonificações e premiações por metas cumpridas. Embora, nesse caso, o foco esteja nos resultados, trata-se de uma forma indireta de acompanhamento. Afinal, não existem frutos sem trabalho.

parceria_treinamento_ingles_in_company_up_languagePowered by Rock Convert

Invista em treinamentos

Para alcançarem as metas propostas, seus colaboradores precisam contar com a qualificação necessária. Nesse caso, investir em treinamentos é uma boa pedida.

Um novo sistema corporativo demanda uma capacitação para uso. Um trabalho exposto a risco demanda treinamentos de segurança. Quando o assunto é flexibilização no ambiente de trabalho, essa questão precisa ser abordada.

Identificar as necessidades da sua equipe e trabalhar para supri-las ajuda a manter a ordem, ainda que os horários e locais de trabalho sejam variáveis.

Percebeu como o horário flexível pode passar de vilão a aliado a partir de algumas medidas inteligentes de gestão? O importante, nesse caso, é encontrar o equilíbrio entre proporcionar o bem-estar dos seus colaboradores e zelar pelos interesses da empresa.

Se este post foi útil para você, assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros similares.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber nossas atualizações por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.