qual-a-importancia-do-ingles-para-as-empresas

A importância do inglês para as empresas: por que ele é uma estratégia de mercado?

Tanto a globalização como a transformação digital possibilitaram a aproximação de mercados internacionais. Em um primeiro momento, isso significa que marcas estrangeiras passam a disputar o mercado interno. Porém, também abre a possibilidade de empresas nacionais começarem a disputar um lugar ao sol no exterior. É aí que entra a importância do inglês para as empresas.

Se você acha que os mercados de países como Estados Unidos e Inglaterra ainda estão muito distantes da realidade do seu negócio, saiba que a língua já é considerada o segundo idioma em diversos lugares, como Alemanha, Suécia, Cingapura e até mesmo Porto Rico.

Portanto, preparamos este texto para você compreender o que o empreendimento tem a ganhar quando seus colaboradores dominam o inglês. Continue a leitura e descubra por que não investir em uma estratégia bilíngue para sua empresa é, na verdade, perder negócios.

Comércio global

Como falamos, o inglês já é uma língua global. Isso pode ser visto em diferentes áreas, como no turismo. A qualquer lugar a que você vá, encontrará profissionais em aeroportos ou na rede hoteleira que dominem o idioma.

Da mesma forma que nesse setor já se fala em inglês internacional — uma forma mais padronizada do que o inglês americano, por exemplo —, o mundo corporativo já aderiu ao Business English.

Considerado uma variante do inglês, trata-se do uso do idioma para um propósito específico: a realização de negócios. Ele pode focar no ensino de termos e vocabulários específicos, mas não se restringe a isso.

Comumente, o estudo do inglês empresarial envolve também o treinamento de soft skills necessários ao ambiente corporativo em apresentações e reuniões de negócios, podendo ser inclusive ensinado a falantes nativos do idioma.

[rock-convert-cta id=”16376″]

Negociações mais eficazes

Como vimos, um dos principais objetivos do inglês empresarial é permitir que seus colaboradores possam trocar informações e se comunicar de forma efetiva durante uma transação de negócios. Porém, você se engana se pensa que o único propósito seria o de fechar uma venda.

Investir em inglês corporativo é também uma estratégia que pode ser usada para lidar com fornecedores internacionais. Muitas empresas estrangeiras permitem a compra de diferentes equipamentos, softwares ou materiais por um preço mais em conta.

Esse tipo de negociação tem no mínimo duas grandes vantagens logo de cara: uma produção mais em conta e a possibilidade de maior margem de lucro. Ambos os benefícios possibilitam maior competitividade no mercado local.

Seja para vender ou para comprar, é importante universalizar a conversa para que todos tenham o mesmo entendimento dos termos negociados. Já está estabelecido no mercado corporativo que a língua que oferece isso é o inglês.

Equipes mais preparadas

Na era da informação, o conhecimento é uma das principais moedas de troca. Por conta disso, a valorização dos colaboradores e o investimento na retenção de talentos devem ser estratégias prioritárias de negócios que pretendem se destacar no mercado.

Oferecer um programa de formação bilíngue aos funcionários é uma forma de incentivá-los a vestir a camisa do negócio — mas isso está longe de ser a única vantagem.

Uma equipe que domina o inglês é uma equipe mais preparada e que já está à frente da concorrência. Por meio da língua, é possível ter acesso às principais tendências e publicações da sua área, trazendo ainda mais conhecimento, informação e relevância ao negócio. 

O inglês mundial já é uma realidade e os negócios que não entenderem isso o quanto antes ficarão cada vez mais para trás. A gente espera que este texto tenha ajudado a explicar a importância do inglês para as empresas.

Que tal se preparar agora para o futuro do mercado? A UP Language está pronta para ajudá-lo a implementar uma estratégia bilíngue de acordo com as necessidades do seu ambiente corporativo. Entre em contato agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber nossas atualizações por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.