internacionalização-de-empresas

Passo a passo de como fazer a internacionalização de empresas em seu negócio!

A necessidade de novas estratégias é uma constante em empresas que buscam acompanhar tendências e priorizam o desenvolvimento. Um bom exemplo disso é a internacionalização de empresas, que nada mais é que uma forma de ampliar possibilidades de negócios e ganhar destaque em determinados nichos.

Estamos falando sobre o processo a partir do qual a instituição passa a atuar também em outros países, que pode se dar de diferentes formas. Há aquelas que querem simplesmente exportar seus produtos. Outras desejam firmar parcerias com empresas estrangeiras e há, ainda, as que planejam abrir uma filial em outro país.

Se você está pensando em iniciar esse processo em sua empresa, mas não sabe por onde começar, não se desespere! Preparamos um passo a passo que você pode seguir. Vamos lá?

Pesquise estratégias de internacionalização bem sucedidas

Você já pesquisou de que forma outras empresas conseguiram se internacionalizar? Procure entender como algumas instituições implementaram tal modelo e busque seguir esses passos. Entenda que nenhuma empresa se torna internacionalizada de um dia para o outro: há todo um processo que deve ser estruturado para alcançar os resultados esperados.

Faça um planejamento dos recursos humanos necessários

Requisitos como inglês (ou outro idioma estrangeiro) avançado ou fluente e disponibilidade para viajar a trabalho e mudar de cidade podem ser cruciais para as novas contratações. Além disso, você pode buscar a valorização dos recursos humanos que você já tem na companhia.

Oferecer oportunidades de aprendizagem e treinamentos especializados é uma forma de qualificar e motivar as pessoas. Quanto à língua, você pode implantar uma política de idiomas para disseminar esse conhecimento, por exemplo.

Crie uma cultura internacional na empresa

Se você deseja estabelecer vínculos com outros países, a sua empresa precisa estar preparada para isso. Assim, você pode começar a criar um ambiente internacionalizado dentro do próprio negócio. Planejar apresentações em outros idiomas (falados nos países com os quais você deseja se relacionar) e reuniões que abordem temas ligados a outras culturas são passos importantes nesse sentido.

[rock-convert-cta id=”16376″]

Desenvolva uma visão global

Além da cultura, você também precisa tomar conhecimento do que acontece fora do seu local de atuação. Nem todo produto que tem boa aceitação por aqui fará igual sucesso em todo lugar. Par evitar decepções, é importante conhecer hábitos de consumo e tendências dos mercados externos nos quais se deseja atuar.

Faça os enquadramentos técnicos e legais

Para internacionalizar a sua empresa, é necessário informar-se sobre as leis vigentes no país em questão. Você precisa conhecer os direitos e deveres, os salários e a política de cargos no exterior antes de investir em uma filial, por exemplo. Além disso, exigências técnicas e padrões de qualidade diferentes dos nossos precisam ser obedecidos.

Como se pode ver, a internacionalização de empresas é um processo complexo que requer mudanças gradativas dentro da instituição. Por essa razão, contar com parceiros é fundamental. Você pode, por exemplo, contratar uma consultoria de idiomas para capacitação nesse sentido.

Se você deseja entender melhor de que maneira suprir essa necessidade, não deixe de ler também este post com os 5 motivos efetivos para investir em consultoria de inglês para empresas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber nossas atualizações por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.