mercado-corporativo-bilíngua-up-language

Como se preparar para o mercado corporativo bilíngue? Saiba em 4 dicas!

A necessidade de recrutar pessoas que falem inglês para ocupar certos cargos nas empresas é cada vez maior. Afinal, foi-se o tempo em que falar o idioma era necessário somente para atuar em grandes multinacionais. Atualmente, estamos todos entrando em uma era de mercado corporativo bilíngue.

Se levarmos em conta que isso acontece de maneira gradativa, é bem provável que, no futuro, a necessidade de contar com colaboradores que falem inglês seja ainda maior. Por essa razão, é importante preparar as empresas desde já para acompanhar essa tendência.

A melhor maneira de vencer esse desafio é investir na capacitação dos colaboradores. Por exemplo, implementar uma política de idiomas na empresa costuma trazer resultados efetivos. Se deseja se preparar sua empresa para o mercado corporativo bilíngue, mas não sabe exatamente como, acompanhe nossas dicas.

1. Incentive o uso do idioma no dia a dia

De nada adianta oferecer treinamento de inglês para os colaboradores se eles nunca utilizam o idioma durante o expediente. Lembre-se de que o aprimoramento em uma língua estrangeira demanda prática constante. Sendo assim, estimule conversas em inglês, como uma espécie de treino. Assim, quando chegar a hora de se comunicar com estrangeiros, eles se sentirão mais confiantes. Um plano de carreira e oportunidades de viagens de trabalho também costumam fazer toda a diferença no que diz respeito ao estímulo do estudo da língua.

2. Planeje apresentações em inglês

Durante os eventos corporativos, planeje algumas apresentações em inglês. Além de estudar, é importante que as pessoas se acostumem a ouvir determinados assuntos relacionados ao trabalho em inglês. Trata-se de uma forma de enriquecer o vocabulário e exercitar o traquejo necessário para lidar com situações reais.

Assim, à medida que os colaboradores forem se aprimorando no idioma, é possível expandir a complexidade das apresentações ministradas na língua.

3. Incentive a formação de grupos de estudos

Além de oferecer subsídio para treinamentos de inglês in company, você pode incentivar a formação de grupos de estudo de inglês dentro da empresa. Para isso, é importante reunir pessoas com capacidades semelhantes no idioma. Assim, elas poderão praticar juntas e se aprimorar. O aproveitamento tende a ser bem melhor quando as pessoas têm a oportunidade de estudar juntas.

[rock-convert-cta id=”16376″]

4. Estabeleça uma política de treinamento de idiomas

Oferecer subsídio para cursos de inglês, estabelecer programas de treinamentos in company, proporcionar cursos online ou contratar uma consultoria de idiomas são alternativas para fomentar a aprendizagem do inglês dentro da empresa. O importante é garantir que as aulas sejam focadas em business english, que é o inglês voltado aos negócios. Assim, prepara as pessoas para lidar com os termos e situações comuns do mundo corporativo.

Se os seus colaboradores já têm um desempenho satisfatório, eles podem se tornar ainda melhores. Isso acontece a partir do quanto você investe neles. A cultura bilíngue na empresa aumenta as oportunidades de negociações com clientes e parceiros estrangeiros, o que amplia o leque de atuação do negócio.

Se você deseja entender melhor como funciona uma política de idiomas, baixe o nosso modelo. É gratuito!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber nossas atualizações por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.