O que é workforce? Leia esse artigo e conheça esse conceito!

Em um mercado competitivo como o nosso, saber contratar funcionários é cada dia mais fundamental para o sucesso de um negócio. Mais do que avaliar as competências cognitivas específicas a uma área de atuação, é preciso também considerar aspectos psicológicos e pessoais dos candidatos — as chamadas soft skills.

Isso garante um melhor alinhamento entre colaboradores e empresa, além de possibilitar a criação de equipes integradas. Isso, por sua vez, contribui para a retenção de talentos e aumento da produtividade de um negócio.

Nesse contexto, o Workforce Assessment é uma valiosa ferramenta. Essa avaliação pode fazer previsões que mostrem as melhores contratações e, além disso, permitem o desenvolvimento da equipe. Continue com a gente e saiba mais sobre essa estratégia.

O que é workforce assessment?

People data é um termo muito em voga no mercado corporativo atualmente. Trata-se da utilização de informações sobre colaboradores (ou possíveis contratados) para a tomada de decisão na empresa. Agora, como obter esses dados?

A utilização do Workforce Assessment é uma das estratégias que podem ser empregadas. A avaliação é feita online e oferece diferentes “módulos”, escolhidos de acordo com as necessidades da empresa. O Job Fit, por exemplo, pode ser aplicado para identificar o candidato mais promissor a uma vaga; o Cognitive Ability, por sua vez, identifica habilidades cognitivas como capacidade de pensar criticamente.

Por que aplicá-lo no seu negócio?

O Workforce Assessment pode ser aplicado em diferentes etapas durante a contratação de um novo funcionário, da mesma forma como pode ser aplicado aos colaboradores já efetivados. Confira a seguir três principais motivos para adotá-lo em seu negócio.

Identificar candidato mais alinhado à empresa

Cada vez mais, uma cultura empresarial bem definida é importante para o bom funcionamento de qualquer negócio. Porém, de nada adianta ter missões, visões e valores traçados quando os colaboradores não estão alinhados a eles. Afinal, são eles que devem colocá-los em prática.

No processo de seleção, o Workforce Assessment permite ao recrutador ir além do currículo. Assim, é possível avaliar motivações, comportamentos e atitudes que comprovem se aquele profissional representa mesmo a melhor escolha para a organização.

Criar equipes integradas

Uma equipe integrada pode trazer diferentes vantagens a uma empresa: de maior produtividade à redução do turnover, passando por uma retenção de talentos mais efetiva. Dessa forma, é importante levar em consideração o perfil da equipe ao realizar uma contratação.

É possível aplicar o Workforce Assessment aos colaboradores que já atuam na sua empresa. Assim, você pode conhecê-los mais a fundo, avaliando até mesmo traços de sua personalidade. Na hora de fazer uma nova contratação, é só recorrer a essa avaliação prévia para criar equipes alinhadas em capacidades técnicas, cognitivas e comportamentais.

Investir no desenvolvimento dos colaboradores

Uma das possibilidades do Workforce Assessment é fornecer insights sobre aspectos que podem (ou devem) ser desenvolvidos por seus colaboradores. Nesse caso, são trabalhadas as habilidades necessárias para a realização da atividades específicas de sua área de atuação.

Além de trazer melhores resultados à organização, essa estratégia também auxilia na retenção de talentos, visto que demonstra a preocupação da empresa com o crescimento do profissional.

Não tenha dúvidas: ao investir no desenvolvimento dos seus colaboradores, você certamente também está investindo no seu próprio negócio. O mesmo acontece ao criar processos seletivos eficazes e que diminuam ao máximo o risco de turnover. Como você viu, nesse contexto o Workforce Assessment se mostra como um grande aliado.

Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do Workforce Assessment e como ele pode ajudar o seu negócio? Então deixe seu comentário abaixo! Estamos aqui para ajudá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber nossas atualizações por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.