Testes para processo seletivo: como avaliar o inglês dos candidatos?

O inglês que antes era algo especial em um currículo, agora é praticamente obrigatório em várias carreiras e cargos. Entretanto, os testes para processo seletivo nem sempre são aplicados ou interpretados de forma correta e isso pode trazer sérios prejuízos para a empresa.

Entenda como isso pode acontecer, conheça quais testes podem ser utilizados e descubra bons motivos para contratar uma consultoria externa em idiomas para garantir precisão na avaliação da fluência dos candidatos. Acompanhe!

Como uma avaliação incorreta da fluência do inglês do candidato pode interferir na empresa?

Seja por ansiedade em conseguir aquela vaga de emprego ou por uma autoavaliação incorreta, a informação sobre a fluência do inglês costuma ser aquela em que os candidatos mais mentem em seus currículos.

Isso pode trazer sérias complicações para a empresa mais tarde, se o erro não for percebido antes da contratação. Já pensou nos prejuízos que podem causar uma negociação feita por alguém que não conseguiu se comunicar direito, ou pior, uma boa negociação perdida por falta de capacidade de comunicação?

Outros problemas seriam:

  • como é difícil encontrar profissionais com domínio avançado do idioma em certos cargos, as empresas tendem a pagar mais para retê-los inflacionando salários;
  • descobrir que o candidato não tem o perfil necessário somente após a contratação pode levar a necessidade de uma demissão e nova contratação gerando custos desnecessários;
  • excelentes profissionais podem ser perdidos por uma avaliação mal feita e se acreditar que eles não têm o conhecimento do idioma necessário à função;
  • podem aparecer problemas com a retenção de profissionais que foram contratados por causa da fluência no inglês, mas que no dia a dia ficam frustrados por quase não usá-lo.

Quais testes para processo seletivo podem ser utilizados?

Conheça alguns testes que podem ajudar a determinar se o candidato se encaixa em um conhecimento básico, intermediário ou avançado do idioma.

Prova objetiva

Com questões de múltipla escolha, ela pode ser usada para avaliar vocabulário, inclusive o específico à vaga, a gramática e a compreensão de texto. Uma opção é fazer a prova online.

Prova dissertativa

Se a vaga exigir um grande domínio escrito da língua, pode-se aplicar uma prova com questões dissertativas ou pedir que o candidato faça uma redação sobre um determinado tema.

Entrevista

A entrevista funciona como uma avaliação oral. Pode ser totalmente em inglês ou apenas parte dela no idioma. Aplicada pessoalmente, por videoconferência ou por telefone, deve ser direcionada de acordo com a necessidade da vaga.

Testes de proficiência

A apresentação de certificados de proficiência comprova o grau de conhecimento de inglês do candidato.

Alguns dos testes de proficiência mais conhecidos são:

  • TOEFL – usado para aqueles que pretendem cursar uma universidade em países de língua inglesa;
  • IELTS – procurado por quem pretende trabalhar nesses países e também aceito pela maioria das universidades;
  • TOEIC – voltado para o mundo dos negócios, avalia o conhecimento relacionado ao Business English e ao mercado de trabalho.

Por que contratar uma consultoria externa?

Para evitar problemas com a contratação de um profissional que não tem o perfil necessário à função, é melhor contar com a experiência de quem sabe o que está fazendo. Fazer uma entrevista em inglês não é só conversar no idioma. Existem técnicas específicas para conduzi-la e verificar a habilidade de comunicação do candidato em inglês.

O apoio de uma consultoria de idiomas garantirá uma análise precisa da fluência do candidato na língua estrangeira e sua capacidade de se comunicar nela.

Nós da UP Language Consultants temos 30 anos de experiência dedicados ao mercado corporativo. Alicerçada no tripé ética, profissionalismo e objetividade, a UP Language oferece soluções de qualidade e sob medida para sua empresa.

Se você quer ter certeza de que o profissional terá a fluência necessária para desempenhar sua função com a qualidade esperada, utilizar vários testes para processo seletivo pode ajudar a avaliar a fluência do inglês do candidato.

Para ter mais informações sobre tudo o que nós da UP Language podemos fazer por você, entre em contato conosco agora mesmo e um de nossos consultores tirará todas suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber nossas atualizações por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.